CD Tributo do Hanagorik, Alceu ao nosso jeito chega às lojas ~ Os Olhas_Videos

terça-feira, 1 de maio de 2012

CD Tributo do Hanagorik, Alceu ao nosso jeito chega às lojas



Pedimos a Tuca Araújo, guitarrista da banda pernambucana Hanagorik que nos falasse como foi o processo que culminou no esperado CD Alceu ao nosso jeito, num papo que vocês conferem a seguir:
Depois de quase três anos de espera eis que vem a público o tributo que a banda Hanagorik fez ao menestrel de São Bento do Una Alceu Valença. Com o nome de “Alceu ao nosso jeito” a banda de Surubim dá a sua leitura “rock” de 10 obras do “rockeiro menos assumido do Brasil” segundo Zé da Flauta que já foi integrante da formação mais celebrada da banda de Alceu e que produziu o CD do Hanagorik. O contato entre a banda e Zé da flauta vem desde o meio dos anos 90 quando Zé empresariava o Cascabulho e o Hanagorik tentava se firmar no cenário de Recife, sempre houve uma brodagem e finalmente em 2009 houve o convite para que a banda gravasse esse tributo.
Os arranjos foram feitos de uma forma em que o peso e as guitarras do Hanagorik estivessem lá, porém sem perder a abordagem e a essência lírica de Alceu, que na minha opinião compõe de uma forma em que letra e música são indissociáveis. As gravações foram divididas em 3 etapas: guitarras, baixo, viola de 12 e voz foram gravados em Surubim no estúdio da banda, o hoje extinto Garage Studio. As flautas e tricórdio tocados por Zé e pelo saudoso Lula Côrtes respectivamente na faixa “Vou danado pra catende” foram feitos no estúdio de Zé da Flauta em Recife, a bateria e a participação de Paulo Rafael no solo da mesma faixa foram  registrados no estúdio Carranca também Recife, que  mixou o CD.
A masterização por sugestão da galera do Carranca foi feita no Sterling Sound Studio em Nova York por Jay Franco que entre outros já masterizou: Coldplay, Johnny Cash, The Beastie Boys e Erykah Badu.
O repertório fugiu completamente do óbvio, ao invés de regravar músicas consagradas do artista como “Anunciação”,” La Belle de jour” ou “Estação da Luz”, por exemplo, fomos buscar nos discos mais obscuros e por isso mesmo mais rock, como o primeiro disco lançado por Alceu e Geraldinho Azevedo de onde tiramos “Planetário” e também no clássico álbum “Vivo” de onde saiu “Se você pensa”, músicas como “Agalopado e Papagaio do futuro” caíram como uma luva para os arranjos mais pesados e as letras são tão modernas e viscerais que possibilitavam experimentar cada vez mais no som. Foram gravadas 14 faixas das quais apenas 10 entraram no CD. A arte gráfica feita por Zezão Nóbrega conseguiu imprimir um tom mais neutro a capa e ao projeto gráfico como um todo  fugindo mais uma vez do óbvio que seria um tom mais agressivo como as outras capas da banda.
Alceu se encontrou com a banda e ouviu todo o trabalho, se emocionou e disse em uma matéria do Jornal do Commercio que o Hanagorik foi quem mais entendeu sua música e que isso talvez se devesse ao fato de sermos de Surubim, ponto pra nossa cidade. Aliás, Alceu se faz presente na faixa Edipiana nº 1, sua voz foi sampleada.
Eu particularmente estou com a sensação de dever cumprido, pois me entreguei de corpo e alma a esse projeto assim como também Gordinho que teve papel fundamental nos arranjos e na configuração de todo o trabalho. A batera foi gravada por Andrezinho, nosso baterista na época  que tocou magistralmente e surpreendeu a todos os profissionais do Estúdio Carranca quando gravou todo o CD em uma manhã e uma tarde. Inesquecível também é a participação de três dos membros originais da banda de Alceu, Paulo Rafael, uma das minhas referências como guitarrista, Zé da Flauta e Lula Côrtes que encantou a todos no estúdio com suas tiradas espirituosas e sua áurea de paz e amor. Não esquecendo também de Wagner Melo que nos ajudou a preparar as primeiras demos e a direcionar os arranjos de bateria quando estávamos ainda na gênese do projeto.

Bom pessoal, o CD tá na mão, espero que gostem, pois foi feito com muito suor, carinho e respeito pela obra desse grande artista de nosso tempo.
E viva Alceu!

Tuca Araújo - Guitarrista

CD Alceu ao nosso jeito
Músicas
1 - Sol e chuva
2 - Que grilo dá
3 - Papagaio do Futuro
4 - Rajada de vento
5 - Vou danado pra Catende
6 - Você pensa
7 - Planetário
8 - Veneno
9 - Edipiana Nº 1
10 - Agalopado

Pontos de Vendas:
Loja Acesso Musical e Empório Espósito (Surubim)
Loja Passa Disco (Recife)
Valor: R$ 15,00

Contatos:
tucaguitarra@hotmail.com
 Fonte: usinadorock2011

0 comentários:

Postar um comentário